Psicólogo Clínico - Equipe de Resposta Rápida (Cabo Delgado)
SUMMARY
ANÚNCIO DE VAGA
A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL (SCI), uma organização humanitária sem fins lucrativos com seu enfoque virado ao bem-estar da criança, está a recrutar candidatos para a vaga abaixo mencionada:
(1) Psicólogo Clínico - Equipe de Resposta Rápida – CD- SC 46/24 – (Cabo Delgado)
O/A Psicólogo Clínico é um membro essencial da Equipe de Resposta Rápida (RRT) da Save the Children e reporta ao RRT-Deputy Emergency Team Leader. Este cargo foca em oferecer serviços especializados de apoio psicossocial e em saúde mental (MHPSS) durante deslocamentos para áreas afetadas por emergências em Moçambique, incluindo crises causadas por deslocamento, desastres naturais (como ciclones, secas e inundações) ou conflitos.
O Psicólogo Clínico garante a implementação eficaz de intervenções e actividades de MHPSS, integrando-as com outros componentes de proteção infantil (PI), como Reunificação e Rastreamento Familiar (FTR), cuidado alternativo e outros. As funções incluem a realização de avaliações rápidas de necessidades em proteção infantil e MHPSS, fornecimento de apoio clínico (níveis 3 e 4 da Pirâmide de Intervenção MHPSS da IASC) e alinhamento programático com os protocolos da Save the Children e requisitos dos doadores.
As principais responsabilidades incluem o fortalecimento de mecanismos comunitários de proteção infantil e o fornecimento de suporte psicológico direto por meio de intervenções individuais e em grupo, adaptadas às necessidades de crianças e cuidadores afetados por conflitos, deslocamento e desastres naturais. O Psicólogo Clínico trabalhará activamente com partes interessadas internas (como as equipes de Gerenciamento de Casos, MHPSS e Educação em Emergências - EiE) e parceiros externos, promovendo colaboração e coordenação entre sectores para uma abordagem holística do bem-estar das populações afetadas.
Durante períodos sem ativações da RRT, o titular do cargo pode ser solicitado a apoiar a programação regular de proteção infantil em Cabo Delgado, incluindo a ampliação da capacidade e intervenções de MHPSS da Save the Children, treinamento de equipes e monitoramento de atividades.
Este cargo é focado para a oferta de serviços especializados de MHPSS, incluindo avaliação e diagnóstico das necessidades psicológicas de crianças, famílias e comunidades, garantindo o suporte direcionado às suas necessidades específicas. Flexibilidade e adaptabilidade são essenciais, pois o Psicólogo Clínico deve responder às demandas dinâmicas das emergências humanitárias, alinhado à missão da Save the Children.
Qualificações.
- Licenciatura/Mestrado ou grau superior em Psicologia Clínica, Psicologia de Aconselhamento ou área relacionada.
- Licença ou certificação válida para exercer a profissão de Psicólogo em Moçambique.
- Especialização ou formação em psicologia infantil e adolescente será considerada uma vantagem.
Experiência e Habilidades.
Essencial
- Mínimo de 3 anos de experiência relevante como psicólogo em exercício, preferencialmente trabalhando com crianças e adolescentes em contextos humanitários ou de emergência.
- Capacidade comprovada de realizar avaliações psicológicas, desenvolver planos de cuidado individualizados e fornecer terapia baseada em evidências para crianças e cuidadores afetados por traumas, abusos ou conflitos.
- Experiência em fornecer apoio psicossocial imediato e intervenções em crises durante emergências, demonstrando adaptabilidade e resiliência em ambientes de alta pressão.
- Compreensão sólida dos quadros de proteção infantil, incluindo familiaridade com os Padrões Mínimos para a Proteção Infantil em Ação Humanitária e as Diretrizes de MHPSS do IASC.
- Habilidade comprovada de trabalhar de forma colaborativa em equipes multidisciplinares e integrar atividades de MHPSS com outros setores (por exemplo, Educação, Saúde, Nutrição, WASH).
- Experiência em capacitação, incluindo formação e mentoria de equipes, voluntários e estruturas comunitárias nos princípios básicos de MHPSS e primeiros socorros psicológicos.
- Fortes competências em coordenação logística e capacidade de organizar e implementar atividades em locais remotos com recursos limitados.
- Fluência em português, com habilidades sólidas de comunicação oral e escrita em inglês.
- Disponibilidade para se deslocar em até 72 horas para contextos de emergência e viajar para áreas remotas ou inseguras, conforme necessário.
- Proficiência nas ferramentas do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint) e em gestão básica de dados para relatórios de atividades.
- Compromisso com os valores da Save the Children e os princípios de salvaguarda, com adesão à Política de Salvaguarda e ao Código de Conducta.
Desejável
- Conhecimento de práticas de cuidado informadas pelo trauma, terapia através do brincar ou modalidades terapêuticas criativas para crianças e adolescentes.
- Experiência prévia em Cabo Delgado ou em contextos semelhantes, com compreensão das dinâmicas culturais e sociais que afetam a saúde mental e a proteção infantil.
- Familiaridade com abordagens comunitárias para apoio psicossocial e desenvolvimento de Espaços Amigáveis para Crianças.
- Proficiência em línguas locais faladas em Cabo Delgado será considerada uma vantagem.
Os (As) candidatos(as) interessados(as) deverão submeter o Certificado de Habilitações, BI, CV, e a carta de motivação em Português e Inglês até ao dia 10 de Janeiro de 2025. Através do seguinte link:
https://hcri.fa.em2.oraclecloud.com:443/hcmUI/CandidateExperience/en/job/11136?utm_medium=jobboard
“Somos um empregador de oportunidades iguais, encorajamos a candidatura de mulheres e pessoas com deficiência. A Save the Children compromete-se a garantir que todos os seus funcionários e programas sejam absolutamente seguros para as crianças.
Aplicamos procedimentos rigorosos para garantir que somente os candidatos adequados para trabalhar com crianças tenham permissão para se juntar à nossa organização e todos os candidatos serão, portanto, sujeitos a este escrutínio.”
AVISO LEGAL:
A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL NÃO FAZ NENHUM TIPO DE COBRANÇAS EM QUAISQUER DAS FASES DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E NÃO PROCEDE POR VIA DE AGENTES DE RECRUTAMENTO.
NB:Somente os candidatos seleccionados serão contactados.