Skip to main content

Adjunto - Emergências e Líder de Equipa do RRT (Cabo Delgado-Pemba)

SUMMARY

30 Dec 2024
10 Jan 2025 - 23:59 UTC
Mozambique
Programme Operations
Permanent
Full-time
Apply

ANÚNCIO DE VAGA 
A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL (SCI), uma organização humanitária sem fins lucrativos com seu enfoque virado ao bem-estar da criança, está a recrutar candidatos para a vaga abaixo mencionada: 
 
(1) Adjunto - Emergências e Líder de Equipa do RRT – CD- SC 45/24 – (Cabo Delgado)  
O/a Adjunto de Emergências e Líder de Equipa do RRT lidera a Equipa de Resposta Rápida (RRT) da Save the Children em Moçambique e reporta ao Chefe de Preparação e Resposta a Emergências, actuando como seu adjunto. Nesse papel, o/a titular do posto não apenas gerencia as operações da RRT, mas também oferece suporte direto ao Chefe de Emergências na coordenação estratégica das respostas a emergências em todo o país.
Como adjunto/a, o/a Adjunto de Emergências e Líder de Equipa do RRT é responsável por garantir que as prioridades operacionais do departamento de emergências sejam implementadas de forma eficaz, representando o Chefe de Emergências na sua ausência e fornecendo liderança no planejamento, execução e monitoramento das respostas a emergências. Isso inclui representar a Save the Children em reuniões de alto nível com parceiros, doadores e autoridades governamentais, bem como facilitar a integração entre a RRT e outros programas da Save the Children.
Operacionalmente, o Adjunto de Emergências e Líder de Equipa do RRT coordena as actividades da RRT durante os desdobramentos em áreas afetadas por crises repentinas em todo o país, com foco principal em Cabo Delgado. As responsabilidades incluem representar a Save the Children com stakeholders externos durante os desdobramentos da RRT; supervisionar e fornecer orientação aos outros cinco membros da RRT; realizar avaliações rápidas das necessidades em Proteção Infantil em Emergências (CPiE) e Educação em Emergências (EiE); e coordenar e apoiar as actividades de MHPSS nas áreas alvo da RRT, garantindo o cumprimento dos requisitos dos doadores e os protocolos da Save the Children.
O/a titular do posto também garante uma estreita coordenação com outras equipes programáticas dentro da Save the Children para garantir respostas integradas, particularmente nas áreas de CP/MHPSS, rastreamento e reunificação familiar (FTR), cuidados alternativos e WASH. Durante períodos sem desdobramentos activos da RRT, o titular do posto colabora com o Chefe de Emergências em tarefas estratégicas e operacionais, incluindo capacitação dentro da equipe de emergências, elaboração de planos de preparação para desastres e simulações, e monitoramento e análise de riscos humanitários em Moçambique.
Este papel combina liderança operacional e estratégica, garantindo uma resposta humanitária eficaz alinhada com a missão da Save the Children. 
 
Qualificações.  

  • Licenciatura em Serviço Social, Direitos Humanos, Direito, Psicologia, Engenharia, Educação, Relações Internacionais, Estudos de Desenvolvimento ou áreas similares, ou experiência equivalente no campo.

   
Experiência e Habilidades. 
Essencial 

  • Mínimo de 6 anos de experiência em resposta humanitária ou a emergências, com forte ênfase na proteção infantil e no apoio psicossocial em contextos complexos, frágeis e de emergência.
  • Experiência comprovada em liderar e gerir programas humanitários integrados, com capacidade de coordenar múltiplos sectores (Proteção Infantil, MHPSS, Educação, Saúde, Nutrição, WASH).
  • Compreensão profunda dos princípios humanitários e da sua aplicação eficaz em ambientes voláteis.
  • Experiência sólida em liderança, incluindo coordenação de equipes e gestão de equipes grandes e multifuncionais em condições desafiadoras de campo.
  • Ampla experiência em Proteção Infantil, incluindo o desenho e a implementação de programas centrados na criança, particularmente em contextos de emergência e recuperação inicial.
  • Conhecimento avançado das normas e diretrizes internacionais de proteção infantil, incluindo as Diretrizes Interagências para Crianças Separadas e Não Acompanhadas, os Princípios de Paris, MRM e os Padrões Mínimos de Proteção Infantil em Ações Humanitárias.
  • Expertise em fornecer liderança técnica em apoio psicossocial (PSS) para crianças e famílias em emergências, garantindo que os serviços estejam integrados a respostas emergenciais mais amplas.
  • Pensamento estratégico de alto nível e capacidade de analisar questões complexas e contextuais para informar respostas programáticas.
  • Fortes habilidades de negociação e representação, com experiência em engajamento com altos funcionários do governo, doadores, agências da ONU e parceiros humanitários.
  • Excelentes habilidades de planejamento, coordenação e organização, com histórico comprovado de gerenciamento de projectos complexos e multifacetados, frequentemente com recursos limitados e em locais remotos.
  • Capacidade demonstrada de trabalhar de forma autônoma, adaptar-se rapidamente a contextos em mudança e manter um alto nível de iniciativa e habilidade para tomar decisões sob pressão.
  • Fluente em português (falante nativo) e inglês, com excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal em ambos os idiomas.
  • Habilidades avançadas em informática, incluindo proficiência no MS Office (Word, Excel, PowerPoint), e experiência com sistemas de gerenciamento de dados relevantes para resposta a emergências.
  • Compromisso com os valores fundamentais da Save the Children, incluindo a salvaguarda da criança e a promoção dos direitos das crianças em todas as intervenções humanitárias.

 
Desejável 

  • Experiência na criação e gestão de Espaços Amigos da Criança (CFS) e na proteção infantil em emergências, garantindo padrões de qualidade e a participação das crianças.
  • Experiência na realização de coleta de dados qualitativos, incluindo grupos focais e entrevistas semiestruturadas, para informar avaliações de necessidades e o desenho de programas.
  • Conhecimento dos frameworks de resposta humanitária e de proteção infantil em Moçambique, particularmente em relação a populações deslocadas e áreas afetadas por crises.
  • Experiência em abordagens baseadas na comunidade, incluindo trabalho com estruturas locais e fortalecimento de sistemas de responsabilização para garantir a participação da comunidade no planejamento de respostas.

Os (As) candidatos(as) interessados(as) deverão submeter o Certificado de Habilitações, BI, CV, e a carta de motivação em Português e Inglês até ao dia 10 de Janeiro de 2025.  Através do seguinte link:   
https://hcri.fa.em2.oraclecloud.com:443/hcmUI/CandidateExperience/en/job/11138?utm_medium=jobboard 
“Somos um empregador de oportunidades iguais, encorajamos a candidatura de mulheres e pessoas com deficiência. A Save the Children compromete-se a garantir que todos os seus funcionários e programas sejam absolutamente seguros para as crianças. 
Aplicamos procedimentos rigorosos para garantir que somente os candidatos adequados para trabalhar com crianças tenham permissão para se juntar à nossa organização e todos os candidatos serão, portanto, sujeitos a este escrutínio.” 
AVISO LEGAL: 
A SAVE THE CHILDREN INTERNACIONAL NÃO FAZ NENHUM TIPO DE COBRANÇAS EM QUAISQUER DAS FASES DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E NÃO PROCEDE POR VIA DE AGENTES DE RECRUTAMENTO. 
NB:Somente os candidatos seleccionados serão contactados.   
  

Download Attachment Apply